O governo da Costa Rica anunciou ontem o processo de transição e abertura controlada do país que terá lugar durante o mês de Setembro.

Numa primeira fase de transição entre 31 de Agosto e 8 de Setembro será permitido:

- Continuação do processo de reabertura de estabelecimentos nas zonas amarelas.

- Abertura de um número limitado de estabelecimentos nas zonas laranjas segundo uma lista de exceções.

- Hotéis poderão ter ocupação de 100%, mas as áreas comuns não poderão exceder 50% de capacidade.

- Funcionamento das praias e lagos de todo o país no período das 5 da manhã às 14:30.

A partir de 9 de Setembro, entrar-se-á na fase de reabertura controlada, durante a qual os estabelecimentos poderão estar abertos entre as 05h00 e as 22h00 de 2ª a sexta, e das 05h00 às 20h00 aos fins-de-semana, respeitando um limite de 50% da capacidade máxima.

Todos os locais com atividades de concentração maciça e eventos continuam proibidas, nomeadamente bares, casinos, entre outros. Alguns lugares de culto, cinemas, teatros e salas de eventos serão excecionados numa lista a definir pelo governo e com lotação limitada.

Durante todo o mês de Setembro, serão unificadas as restrições veiculares para todo o país – segundas-feiras podem circular matriculas terminadas em 1 e 2, terças 3 e 4, quartas 5 e 6, quintas 7 e 8, sextas 9 e 0; sábados matrículas pares e domingos impares. Os automóveis poderão circular das 5:00 às 22:00, durante a semana e das 5:00 às 20:00 ao fim de semana.

Governo anunciou também que plano será reavaliado no final de setembro, podendo estas medidas serem revertidas.

Para mais informações visite https://www.presidencia.go.cr/comunicados/2020/08/plan-de-medidas-para-septiembre-tendra-dos-etapas/

  • Partilhe